O Big Data e a Inteligência Artificial tendem a ser mais explorados no ano de 2022.
Segundo números de participação de mercado de 2020 da IDC, o mercado global total de Business Intelligence e Analytics atingiu US$ 19,2 bilhões, mostrando crescimento de 5,2%, mesmo em um cenário de economia conturbada por conta da pandemia.
O que se espera a partir dessa análise é o crescimento deste mercado já que empresas têm concentrado os seus esforços cada vez mais na transformação digital e em alternativas mais inteligentes de usar os seus dados.
Transformação organizacional
Na Funile, em projetos de transformação organizacional, nos deparamos com a necessidade da transformação digital, que é muito mais ampla do que grande parte das organizações costuma acreditar.
O trabalho remoto, por exemplo, não é um ‘marco’ na transformação digital, porque já fazia parte da realidade de inúmeras organizações no Brasil e no mundo, agora, quando estamos falando em dados, em como as empresas coletam, analisam ou os protegem, estamos no campo da transformação digital.
A ideia é, que a partir de entender quais são as principais tendência de Business Intelligence para 2022, você como gestor ou gestora, possa se sentir instigado a quem sabe incorporar algum desses modelos à sua organização.
Importantes tendências de Business Intelligence para 2022
Business Intelligente (BI) e Big Data
O Big Data é uma realidade em muitas organizações e a tendência se refere à expansão prevista para essa área, ainda mais, quando aplicada ao BI.
O Big Data transformou a maneira como os negócios tomam decisões, permitindo um maior conhecimento sobre clientes, produtos e serviços.
O desafio é encontrar ótimos profissionais que consigam transformar os dados em informações relevantes, que possam ser úteis para melhorar os processos, para diminuir custos e oferecer uma melhor experiência a todos os públicos de interesse.
Fala-se muito hoje na necessidade de que se aperfeiçoe cada vez mais o “contar histórias com dados”, ou seja, traduzir os dados de maneira fácil e acionável àqueles que precisam tomar decisões a partir deles.
Inteligência Artificial
A inteligência artificial é uma crescente tendência no mercado porque favorece a criação de sistemas autônomos, aumenta a produtividade dos negócios e valoriza as pessoas, otimizando o seu tempo e o aproveitamento de suas habilidades.
Unido à engenharia e robótica, a criação de dispositivos físicos tende a aumentar, sendo usados cada vez mais no dia a dia das grandes metrópoles. Dentre eles, estão: robôs, veículos autônomos e aplicativos inteligentes.
A automatização de tarefas já é um grande avanço a inúmeras organizações e a tendência é que isso ocorra ao máximo de esferas dentro dos negócios.
LGPD em foco
A LGPD está intimamente ligada ao Big Data e é responsável por monitorar o tratamento dos dados obtidos.
A Plano lida diretamente com a implementação de projetos de LGPD nas organizações e a tendência é a de que se torne cada vez mais urgente aos negócios um posicionamento sobre o tratamento de seus dados.
Internet das Coisas
A Internet das Coisas, com a finalidade de tornar tudo ao redor mais inteligente, tende a ser democratizada nos próximos anos.
Unir a comodidade a importantes ações com foco em sustentabilidade e meio ambiente tende a estar entre os principais objetivos da IoT.
Social Business
Dentre as importantes tendências de business intelligence para 2022 está melhorar o relacionamento entre organizações e seus consumidores.
Há uma urgência em respostas personalizadas imediatas de acordo com as necessidades do público e o social business tem como premissa otimizar o trabalho dos negócios.
Softwares de automação de marketing e chatbots estão entre as propostas de aprimoramento nos próximos anos.
Cloud Computing
Essa já é uma realidade vivenciada (Google Drive, Dropbox, OneDrive, etc.).
O armazenamento em nuvem é a maneira segura de garantir que documentos estejam a salvos de problemas físicos.
Na área de TI, o cloud computing é responsável por: garantir maior flexibilidade às organizações; facilitar o processo colaborativo, possibilitar a escalabilidade da empresa, etc.
Sua organização já pratica algumas dessas tendências?
“A Funile Identifica desejos e necessidades do público-alvo e cria estratégias para alcançar, envolver e satisfazer.”
Afinal, O Que é a Funile
Fundada em Brasília, em 2019, a Funile é uma Agência de Marketing Político Data-Driven. Com nossa abordagem orientada a dados, ajudamos políticos, partidos e governos a desenvolver estratégias e campanhas políticas mais eficientes. Utilizamos dados e análises para entender melhor o contexto político e criamos estratégias para alcançar, envolver e satisfazer o público-alvo.
Juntos, podemos transformar a política e promover um mundo melhor e mais justo para todos.
Como Fazemos
- Construímos e compreendemos o Perfil Político: Coletar e analisar todos os dados que cercam o político. Perfil, necessidades, desejos, pautas, aliados, adversários e mais.
- Entendemos padrões, necessidades e desejos: Interpretar os dados coletados e analisados para gerar insights estratégicos e personalizados.
- Alcançamos, envolvemos e satisfazemos o público-alvo: Criar e implementar estratégias e mensagens direcionadas com base nos insights estratégicos.
- Monitoramos, entendemos e ajustamos estratégias: Monitorar o desempenho de todas as ações com o objetivo de identificar melhorias, falhas, antecipar cenários e mais.
Consultoria de Marketing Político
A Consultoria de Marketing Político oferecida pela Funile desempenha um papel crucial. Nós vamos além da simples análise de dados, proporcionando uma interpretação aprofundada dos resultados e oferecendo orientações estratégicas fundamentais para direcionar e otimizar a tomada de decisões em todas as fases de uma campanha ou estratégia política.
A excelência não é apenas um objetivo; é a base sobre a qual construímos estratégias políticas vitoriosas. Seja um político data-driven, a Máquina Eleitoral do Futuro, está no presente. Vamos juntos?
Clique aqui e fale agora com um Consultor Funile, certamente nós podemos te ajudar.
“Hoje eu sonhei que mudava o mundo. Era tudo só fartura, boniteza, presteza e ternura.”