Quais são as áreas-chave para ampliar a análise de dados em uma empresa?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A empresa de consultoria corporativa Gartner diz que 2022 terá espaço para três áreas estratégicas para alavancar a análise de dados (data & analytics, ou D&A) das corporações: ativar o dinamismo e a diversidade, aumentar o foco em pessoas e decisões e institucionalizar a confiança.

Para a Gartner, o dinamismo e a diversidade de dados estão ligados com a ascensão de sistemas adaptativos de inteligência artificial (IA) e respostas às flutuações nos mercados globais. Inovações no gerenciamento de dados e abordagens automatizadas e orientadas por metadados são exemplos de bom uso deste primeiro ponto.

De acordo com a consultoria, a pandemia de covid e outros eventos globais recentes criaram urgência no always share data (sempre compartilhe dados, em inglês) para acelerar o valor dos negócios digitais, sejam públicos ou comerciais. O Gartner prevê que, até 2026, as métricas de confiança automatizadas substituirá a maioria dos processos, reduzindo o risco de compartilhamento de dados pela metade em relação ao que vemos hoje.

Para a Gartner, diversidade de dados está ligada a sistemas adaptativos de inteligência artificial (Imagem: envato / LightFieldStudios)

No quesito “aumentar foco em pessoas e decisões”, os líderes de D&A devem fornecer análises enriquecidas e orientadas ao contexto para trazer sugestões relevantes aos tomadores de decisão. Para chegar a isso, a prioridade na alfabetização de dados e em estratégias para lidar com a escassez de dados e talentos analíticos são fatores importantes.

Até 2025, a maioria dos executivos-chefe de dados não terá conseguido educar os funcionários o suficiente para atingir suas metas orientadas por dados. A pesquisa do Gartner mostra que as empresas que lidam com os elementos humanos de análise são mais bem-sucedidas do que as que consideram apenas a tecnologia. Um foco humano, diz a consultoria, promove um aprendizado digital mais amplo, em vez de só fornecer plataformas, conjuntos de dados e ferramentas.

Sobre institucionalizar a confiança, a IA está se tornando mais popular, mas a maioria das empresas não consegue interpretar ou explicar o que seus modelos estão fazendo. Isso leva a falta de confiança na tecnologia e levam as organizações a cortarem custos nesse sentido. Por isso, há a necessidade de certas práticas auditáveis em inteligência artificial que garantam confiança, transparência e proteção ao consumidor. Gerenciamento de risco de IA e mais computação em borda são soluções apontadas para isso.

 

Conteúdo compartilhado de @canaltech

Clique aqui para ler o conteúdo original.

#funile
#datascience
#businessintelligence
#cienciadedados
#datadrivenculture
#dataculture
#culturadedados
#culturaorientadaadados
#funilepolitics
#mudeosistema

“A Funile Identifica desejos e necessidades do público-alvo e cria estratégias para alcançar, envolver e satisfazer.”

 

Afinal, O Que é a Funile

Fundada em Brasília, em 2019, a Funile é uma empresa de Marketing Político Data-Driven. Com nossa abordagem orientada a dados, ajudamos políticos, partidos e governos a desenvolver estratégias e campanhas políticas mais eficientes. Utilizamos dados e análises para entender melhor o contexto político e criamos estratégias para alcançar, envolver e satisfazer o público-alvo.

Juntos, podemos transformar a política e promover um mundo melhor e mais justo para todos.

Como Fazemos

  • Construímos e compreendemos o Perfil Político: Coletar e analisar todos os dados que cercam o político. Perfil, necessidades, desejos, pautas, aliados, adversários e mais.
  • Entendemos padrões, necessidades e desejos: Interpretar os dados coletados e analisados para gerar insights estratégicos e personalizados.
  • Alcançamos, envolvemos e satisfazemos o público-alvo: Criar e implementar estratégias e mensagens direcionadas com base nos insights estratégicos.
  • Monitoramos, entendemos e ajustamos estratégias: Monitorar o desempenho de todas as ações com o objetivo de identificar melhorias, falhas, antecipar cenários e mais.

A excelência não é apenas um objetivo; é a base sobre a qual construímos estratégias políticas vitoriosas. Seja um político data-driven, a Máquina Eleitoral do Futuro, está no presente. Vamos juntos?

 

Clique aqui e fale agora com um Consultor Funile, certamente nós podemos te ajudar.

“Hoje eu sonhei que mudava o mundo. Era tudo só fartura, boniteza, presteza e ternura.”